Cheirinho de café por todo o lado. Grãos, prensas, cafeterias e degustações. Imagine um festival todinho voltado para o café e as suas infinitas possibilidades.
No mês passado, tive a oportunidade de participar do São Paulo Coffee Festival, que rolou no pavilhão da Bienal, aqui em São Paulo.
O evento fez uma ligação completa e direta entre produtores, cafeterias, baristas e nós, os apreciadores de um bom cafezinho – ou também, ou consumidores finais.



Os coffee lovers tiveram a oportunidade de explorar e conhecer as novas tendências e produtos do mercado, como os cafés especiais e a (r)evolução das cafeteiras.
E por falar nelas, não faltaram opções, das mais tradicionais as modernistas.
Conhecida pelos nossos avós e famosa em muitas gerações familiares, a Philips Walita marcou presença no evento. Em parceria com a marca de cafés gourmet Santa Monica, a Philips Walita levou para os amantes da bebida uma exposição completa da Cafeteira Expresso Automática e claro, muita degustação.
O café como lifestyle
Sabe aquela experiência de sair com os amigos pra um café da tarde e jogar conversa fora? Sabemos que esse momento traz conexão e também desbloqueia memórias quando sentimos o cheirinho do grão sendo extraído.
“Hoje temos o café como um momento de convivência. O consumidor tem se preocupado mais com o tipo de grão, o tipo de torra e onde ele foi plantado. Pensando nisso, a Philips Walita resolveu trazer para o consumidor a experiência da cafeteria na sua própria casa”, contou Caleb Bordi, gerente de Marketing e Produto da marca.



Seja num encontro com o amigos ou no meio do expediente, o café está presente no dia a dia dos brasileiros. Não é por acaso que a bebida é a segunda mais consumida no país e vem crescendo nos últimos anos. Segundo dados divulgados em fevereiro desse ano pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o consumo do café no Brasil entre novembro de 2022 e outubro de 2023 registrou um aumento de 1,64%.
E sabe onde ele é mais consumido? Na região Sudeste, com 41,8% do consumo regional, seguido pela região Nordeste (26,9%), Sul (14,7%), Norte (8,6%) e Centro-Oeste (8%).
“Pensando no crescimento desse mercado, na evolução do café em pó para o café em grão e na mudança do lifestyle dos consumidores, a gente decidiu trazer uma máquina onde o consumidor pode escolher o seu próprio grão, a torra que preferir e a região que mais gosta. Tudo para você ter a liberdade de provar diversos cafés na sua própria casa”, acrescentou Caleb.

E não foi à toa que o festival recebeu mais de 15 mil pessoas nos três dias de evento. Além de concursos, aulas gastronômicas, torrefação e palestras, também foi possível participar das atividades e provar as mais variadas preparações e receitas com os grãos. E claro, muitas lojinhas e marcas ora você se apaixonar!



Pra você, que também é um bom apreciador da bebida e quer viver essa experience, anota aí que ano que vem tem mais. A quarta edição será nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2025.

Deixe um comentário